sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Moscatel - Douro ou Setúbal? Venha o Venâncio!



Gosto de licorosos, gosto de Vinho do Porto, gosto de Moscatel. Trazem-me memórias de sempre, da infância, dos almoços e jantares em família. Lembra-me os meus avós, lembra-me até a merceria/tasca já extinta do Favaios, aberta em todas as ocasiões, por vezes até ao domingo. Lembro-me do Sr. Joaquim e da Dona Emília. Comer e beber, para mim, além de um prazer, é uma memória, um percurso da minha estória como pessoa...

No percurso dessa estória, surge Venâncio Costa Lima, e o seu premiado Moscatel de Setúbal. Há quem goste de puxar pelos galões, e este humilde vinho já conta com alguns:


Concurso Nacional Vinho 2007 - Prestigio
Challenge Internacional du Vin 2008 - Bronze
Concurso Muscats du Monde 2009 - Ouro
Challenge Internacional du Vin 2010 - Prata
Concurso Nacional de Vinhos 2010 - Prestígio
Muscats du Monde 2011 - Ouro (Top 10)
Concurso Nacional de Vinhos 2012 - Medalha de Prestígio
Concurso CVRPS – Medalha de Ouro


Mas eu não costumo e não tenho hábito que o vinho me fale pelos prémios que conquistou. Para mim vinho é aroma, é nariz, é comida, é prazer. E este vinho desperta os sentidos. O cítrico, a flor de laranjeira, a casca de laranja, o mel, as uvas passas doces...Enche-me a boca, é untuoso...Enche-me o nariz e invade-me de uma forma apaixonante. E não estou sequer a falar do reserva!

Conheci-o na iniciativa do Mercado de Sabores, no Pavilhão Atlântico, e rendi-me. É quase perfeito, não digo mesmo perfeito, porque pode se-lo hoje, e amanhã deixar de o ser. Sugiro a vossa prova, porque não pesa na carteira, podem encontrá-lo a rondar os 5,00€ numa grande superfície perto de casa...

Nem me faço a pergunta, porque digo-vos já: é uma DELICIA, isso vos garante a Patrícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário