terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Restaurante Pão Saloio


Quando me vem à ideia este nome, posso dizer-vos que a boca começa a salivar. A salivar só de pensar no tal bacalhau. Sim, bacalhau, porque para mim, O Pão Saloio é sinónimo de um prato de bacalhau vindo da brasa, ás lascas, afogado em azeite, com umas batatas a murro, elas da mesma forma encharcadas...encharcadas em azeite e alho... meus amigos, como poderia eu não salivar?
Tem este restaurante, como é óbvio,  mais opções honestas, para carnívoros também, como uma bela espetada mista, mas sem dúvida, o bacalhau é o prato que a minha memória vai sempre buscar. Pão Saloio, é sinónimo de bacalhau.

As entradas também ajudam, sendo o pão, saloio, maravilhoso, com uma boa selecção de enchidos, que abrem as hostes ao prato principal. As sobremesas são várias mas não me merecem grandes comentários, porque não são elas que me movem. Move-me sim, o bacalhau (e perdoem-me a redundância) e o vinho que esta casa serve.
É um restaurante típico, com mesas de madeira, e algumas delas com bancos corridos. Um serviço à antiga, que é afável, acolhedor, perfeito para o local e a envolvência. Descobri esta pérola, no ano de 2006, e desde então, nunca mais me saiu da memória, gastronómica, sensorial.



Tem o próprio dono do restaurante, uma loja de vinhos em frente do mesmo, com algumas relíquias e agradáveis surpresas. Deixem-se entregues às mãos dos funcionários, digam-lhes até quanto estão disponíveis a gastar, e deixem-se surpreender. Já o fiz várias vezes e o resultado é sempre surpreendente.

A relação qualidade versus preço, é muito boa, dependendo das entradas, e do vinho, mas se duas pessoas alinharem no Bacalhau, com um branco da casa, e dispensarem a sobremesa, pouco mais de 15,00€ por pessoa terão que desembolsar.

Delicia?! Pergunta à Patricia! Resposta: Sim é uma delícia.

Sem comentários:

Enviar um comentário