segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Proeza, que é uma proeza!

Descobri este vinho, há uns meses atrás, ainda durante o ano de 2011, num dos meus locais favoritos para compras. Estava à procura de um vinho do Douro, com uma boa relação qualidade versus preço, e que permitisse tem um vinho com qualidade, a acompanhar as refeições quotidianas.



Foi-me apresentado o Proeza, como sendo um vinho que iria dar que falar, e com um preço de 3,50€.
Houve então que experimentar e avaliar a sugestão, como a mesma merecia, com a maior atenção. Recordo aqui que, como uma amiga que conheço diz "eu escolho o vinho pelo rótulo, se é bonito ou não, e pelo grau alcoólico que possui, se tiver mais de 13º, eu compro". Sorrio. Não são esses os meus critérios de escolha, contudo é verdade que os olhos também comem, e uma garrafa e um rótulo bonito, são mais apelativos para a grande maioria dos consumidores. Mas voltando ao vinho... O Proeza tem uma cor ruby, avermelhada, com aromas a frutos maduros, Quando se bebe revela na boca um sabor suave e fresco a com frutos vermelhos, morangos, amoras, framboesas, revelando uma boa e equilibrada acidez. É um vinho que acompanha bem carnes, com receitas mais elaboradas, ou simples comida de conforto. Lá por casa, costuma ser rei a acompanhar as pastas preparadas no dia a dia. Mas já acompanhou com glória, um belo Cozido à Portuguesa, o Cabrito Assado no Forno, no dia de Natal, e um leitão Bísaro, assado em forno de lenha...Uma agradável surpresa, excelente sugestão e aposta ganha.



Para os mais curiosos nestas questões vínicas, trata-se de uma destas novas agradáveis surpresas cuja vinificação é feita em cubas de inox, sem nunca ter contacto com a madeira...
Neste caso, trata-se de uvas das castas, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Tinta Barroca, provenientes de Santa Comba da Vilariça, no Douro Superior às mãos do Enólogo Álvaro van Zeller.




Para mais informação sobre quem produz este vinho fabuloso, visitem a Barão de Vilar. Encontram um pouco da história e o que está a ser feito.

Para todos, os que como eu, gostam deste prazer na vida, herdado da influência do deus Baco, experimentem!

Delícia?! Pergunta à Patricia! Resposta: Sim, este vinho é uma delicia!


Sem comentários:

Enviar um comentário